ATM, DTM, Artropatia e Patologia da ATM

Uma pergunta muito comum, tanto por pacientes na clínica quanto aqui no blog, é: “Dra., eu tenho ATM. Isso é grave? O que posso fazer?”

Essa pergunta origina-se de uma pequena confusão terminológica, que parece ser muito óbvia para nós, profissionais da área de saúde, mas não é para o público em geral. Então vamos entender um pouco sobre alguns termos, quando o assunto é diagnóstico e tratamento da ATM:

• ATM (Articulação Temporomandibular) – É uma articulação sinovial, (porque apresenta espaço entre ossos e esse espaço é preenchido por um líquido, o líquido sinovial) que liga a mandíbula ao crânio. A ATM, esta articulação que praticamente todos nós possuímos, não deve ser reduzida apenas à parte óssea. A ATM faz parte do sistema mastigatório que envolve ligamentos, discos articulares, músculos e outros componentes.
  • DTM (Disfunção Temporomandibular) – Disfunção significa funcionamento anormal ou prejudicial. Então DTM seria o funcionamento anormal da articulação temporomandibular. Esse funcionamento anormal deve estar sendo causado por alguma doença que afeta a articulação e também outros elementos do sistema mastigatório como os músculos e ligamentos da ATM, por exemplo.
  • Artropatia Temporomandibular – Artropatia são as doenças que acometem as articulações, neste caso, as doenças da articulação temporomandibular. Essas doenças articulares podem causar diversos sintomas como dores nos músculos, dores na articulação, dores de cabeça, estalos, boca travada e uma disfunção, ou seja, um funcionamento anormal da ATM.
  • Patologia da ATM – Patologia significa análise, estudo de doenças. Então significa o estudo e análises das artropatias/doenças das articulações temporomandibulares. Profissionais com experiência em Patologia da ATM são os profissionais com experiência em investigar e estudar as diversas doenças que afetam a ATM e com experiência em diagnosticar – identificar – estas doenças quando presentes e realizar um tratamento que ataque a causa do problema e não somente os sintomas.

Bem, tudo isso são terminologias usadas para explicar diferentes conceitos, pensamentos e escola de estudos para este vasto assunto que é a ATM.

Se você tem problemas na ATM, busque profissionais com experiência em Patologia da ATM

Estes profissionais possuem experiência em investigar, diagnosticar e tratar as diversas doenças que afetam a ATM e que causam sintomas de dores fortes, disfunção, dentre outros sintomas

Eu sei, você que sofre com problemas na ATM, as dúvidas não param de surgir. É muito importante pesquisar, perguntar e buscar respostas. Então, caso tenha alguma dúvida é só perguntar.